Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060
Resumo
MOREIRA, Laura Ceretta e BAUMEL, Roseli C. Rocha de C.. Currículo em educação especial: tendências e debates. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.125-137. ISSN 0104-4060.
O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresenta-se considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares.
Palavras-chave : Currículo; Educação Especial; Necessidades Educacionais Especiais.