Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060
Resumo
MARTINS, Onilza Borges. Teoria e prática tutorial em educação a distância. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-19. ISSN 0104-4060.
A educação a distância parte da exigência de uma nova concepção de ensino, e de docentes, até então desvelada sobre o manto da didática no espaço presencial da sala de aula. Novas posturas pedagógicas e metodológicas são exigidas para responder ao atual conjunto de conhecimentos exigidos pelas transformações do mundo contemporâneo. A EAD exige uma interlocução continuada mediante o diálogo efetivo entre alunos, docentes e tutores ou orientadores acadêmicos e traz consigo a possibilidade da adoção de um novo tempo escolar, com um maior respeito aos ritmos pessoais de cada estudante. Como mediador neste processo, o professor tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e ao mesmo tempo participando do processo de avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave : Educação a Distância; Tutoria; Orientação Acadêmica; Formação de Tutores/Orientadores em Educação a Distância.