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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060
Resumo
FRANCO, Vítor; MELO, Madalena e APOLONIO, Ana. Problemas do desenvolvimento infantil e intervenção precoce. Educ. Rev. [online]. 2012, n.43, pp.49-64. ISSN 0104-4060.
A Intervenção Precoce (IP) é hoje uma prática multidisciplinar que procura responder às necessidades de crianças com perturbações do desenvolvimento e em situações de risco, ultrapassando os antigos modelos de estimulação precoce. O problema de decidir quais as crianças e famílias que devem ser apoiadas e as exigências do planejamento das intervenções acentuam a importância de um procedimento claro de caracterização, ou de diagnóstico, tanto das crianças como das situações. No modelo em que assenta a rede de intervenção precoce, de base local, implementada numa ampla região de Portugal, são enfatizadas as dimensões relacionais e contextuais do desenvolvimento e do risco. Dentro desta perspectiva, os autores têm procurado desenvolver práticas e instrumentos que permitam uma melhor elegibilidade dos casos e uma orientação técnica de intervenção mais focada nas efetivas necessidades da criança, da família e do contexto. São aqui apresentados os resultados da utilização da ODIP - Organização Diagnóstica em Intervenção Precoce - na caracterização das problemáticas de desenvolvimento e de risco de um total de 1.169 crianças e respetivos contextos.
Palavras-chave : Intervenção Precoce; Desenvolvimento Infantil; Psicopatologia do Desenvolvimento; Diagnóstico.