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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060
Resumo
RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Formação de professores: a questão da inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho. Educ. Rev. [online]. 2013, n.50, pp.105-116. ISSN 0104-4060.
Este artigo analisa os resultados de um programa de escolarização em nível supletivo ofertado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, cujo objetivo visa facilitar o ingresso no ensino superior de jovens moradores de um bairro de Fortaleza, com população que apresenta alto índice de desemprego, violência e consumo de drogas. A partir da análise de dados de pesquisa sobre essa experiência, discutem-se problemas da Educação Brasileira relacionados à inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho, visando sua inserção social em processos educativos e culturais. Com base no pensamento de Paulo Freire e da educação popular, defende-se a formação de professores num contexto educativo que valorize a cooperação e a construção coletiva de conhecimentos envolvendo docentes, monitores e alunos como sujeitos da ação educativa2.
Palavras-chave : Educação Popular; Juventude; Escolarização; Formação de Professores.