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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
CAPPELLETTI, Isabel Franchi. Os conflitos na relação avaliação e qualidade da educação. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.1, n.spe, pp.93-107. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.41464.
Este artigo pretende discutir a relação entre avaliação educacional e qualidade da educação. A discussão desta temática teve como horizonte a racionalidade emancipatória, considerando a educação como espaço da crítica histórico-política, analisando o contexto a partir da década de 1990 que dá sentido histórico aos temas aqui tratados. O texto traz uma reflexão sobre o significado da avaliação, da gestão escolar e da qualidade da educação, quando as opções metodológicas do processo avaliativo tendem para a exclusão ou para a emancipação de seus participantes. Finalmente, discute a precariedade da formação de professores no que diz respeito à avaliação da aprendizagem e apresenta algumas questões que deveriam ser consideradas na formação dos professores.
Palavras-chave : avaliação; qualidade da educação; políticas públicas..