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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
PRADO, Eliane Mimesse. O convívio concomitante e frugal das escolas elementares públicas e privadas paulistanas. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.183-198. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.40994.
Este artigo analisa as escolas elementares existentes na cidade de São Paulo nos anos iniciais do século XX. Serão analisadas apenas as escolas públicas isoladas e as privadas elementares subsidiadas pelo governo italiano. O período escolhido justifica-se pelo alto número de escolas subsidiadas em funcionamento na cidade. Objetiva-se entender como os governos paulista e italiano geriram essas escolas na cidade. As fontes utilizadas para esta pesquisa foram o periódico Fanfulla; os relatórios de diretores e inspetores do ensino, existentes nos Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo , alocados no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo; e o Annuario delle scuole italiane all'estero governative e sussidiate, que se encontra no acervo da Biblioteca Nazionale Centrale di Roma. A fundamentação baseou-se, entre outros autores, em Pereira (2010), que trouxe o contexto da cidade paulistana no período estudado; Souza (2009), por focar a escolarização primária; Salvetti (2014), que descreveu a constituição da associação "Dante Alighieri". Considera-se que as escolas subsistiram concomitantemente com objetivos similares, mas o governo paulistano conseguiu suprir, paulatinamente, em parte, a defasagem das vagas, solapando as escolas subsidiadas.
Palavras-chave : escolarização elementar; imigrantes peninsulares; história da educação.