Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
ANDRADE, Ana Isabel e MARTINS, Filomena. Desafios e possibilidades na formação de professores - em torno da análise de relatórios de estágio. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.137-154. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.49134.
Este texto analisa relatórios de estágio produzidos no quadro de um curso de mestrado profissionalizante para o 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição de ensino superior público em Portugal (Universidade de Aveiro). Trata-se de compreender, a partir dos relatórios escritos e defendidos por futuras professoras, as potencialidades de formação de um trabalho pedagógico-didático que elege a diversidade linguística como objeto de intervenção. Analisa-se o conteúdo do discurso de professoras em formação inicial, recolhido num dispositivo de ação, investigação e formação, para compreensão das potencialidades de construção de conhecimento profissional que os espaços de redação dos relatórios de estágio sobre as práticas de educação para a diversidade abrem, identificando desafios e possibilidades que se colocam atualmente à formação inicial de professores.
Palavras-chave : relatório de estágio; formação de professores; conhecimento profissional; prática educativa; diversidade linguística..