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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
GALAK, Eduardo e SERRA, María Silvia. Formando uma “Escola de Campeões”. Esporte, moralidade, pedagogia e estética Peronista. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.49-65. Epub 25-Jan-2019. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.62765.
“Escuela de Campeones”, um filme argentino dirigido por Ralph Pappier e lançado no final de 1950, baseia seu argumento na história de um fato histórico: as dificuldades experimentadas por aqueles que queriam incorporar o esporte como conteúdo pedagógico. Focada na vida do escocês Alejandro Watson Hutton, o filme mostra as vicissitudes deste professor desde a sua chegada à cidade de Buenos Aires em 1885, na sua tentativa de ensinar na escola de elite e conservadora Buenos Aires English High School, através de métodos pedagógicos modernos e renovados. Neste trabalho, abordamos a escola dos campeões a partir de três eixos: a) a educação que propõe, que combina uma visão da escolaridade que inclui uma renovação da pedagogia, com uma tarefa educacional “moderna” que transcende os muros das escolas, b) a postulação do esporte como recurso pedagógico para transmitir os sentidos morais, civis e sociais, e c) a colocação na imagem de uma estética peronista, que inclui dos recursos cinematográficos para leituras particulares do presente e do passado. Em suma, “Escuela de Campeones” é uma obra de disseminação em massa na qual é possível ler discursos sobre educação que dominaram durante a década peronista entre 1946 e 1955, bem como um particular olhar o que aconteceu com os sentidos da escolarizando na Argentina desde o final do século XIX.
Palavras-chave : Cinema; Esportes; Escolaridade; “Escuela de Campeones”; Estética peronista..