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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
TREVISAN, Amarildo Luiz; AZEVEDO, Maurício Cristiano de e ROSA, Geraldo Antonio da. Mal de arquivo - Um desafio para a filosofia da educação?. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e68475. Epub 26-Abr-2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.68475.
A partir da reflexão extraída do livro “Mal de arquivo: uma impressão freudiana”, de Jaques Derrida, o artigo pretende investigar as consequências da metáfora de “mal de arquivo” para o campo da filosofia da educação. Por intermédio da crença de que a tradição do reprimido se inscreve na ideia de arquivo, procura potencializar o termo para interpretar alguns problemas existentes no campo da relação entre filosofia e educação. Especialmente, dirige o olhar para a forma como surge o discurso da filosofia, bem como a dinâmica cultural que persiste em seguir certas orientações, sua autoridade e a sua genealogia bastante presente no âmbito acadêmico contemporâneo. A desconstrução da metafísica se soma ao trabalho da psicanálise, fazendo o proibido aflorar à consciência, e, portanto, ao nível literal da escritura. E assim, o acontecimento da compreensão pode auxiliar a desmobilizar a compulsão à repetição que se instaurou no arquivo.
Palavras-chave : Mal de arquivo; Filosofia da educação; Hermenêutica.