Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
CARVALHO, Aline Hernandes de e CUNHA, Marcus Vinicius da. Uma genealogia das teses de John Dewey acerca da arte na educação. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81888. Epub 26-Out-2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.81888.
Este trabalho considera que a elaboração da teoria estética de John Dewey, apresentada no livro “Arte como experiência”, publicado em 1934, decorre de uma série de ensaios da década de 1920 - “Experience, nature and art” [Experiência, natureza e arte], “Individuality and experience” [Individualida e experiência], “Affective thought” [Pensamento afetivo] e “Art in education - education in art” [Arte em educação - educação em arte]. O trabalho analisa cada um desses ensaios individualmente e relaciona os seus conteúdos com os temas centrais do livro, com o propósito de oferecer novas diretrizes para o trabalho docente na atualidade.
Palavras-chave : John Dewey; Ensino de arte; Estética; Trabalho docente.