Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
CARDOSO, Michele Gonçalves. Biografia e temporalidades: prática historiográfica e o ensino de história. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75676. Epub 09-Abr-2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.75676.
O presente artigo tem como objetivo propor reflexões sobre a escrita biográfica e seus tensionamentos com o campo da pesquisa/ensino de história. Compreendendo que o empreendimento biográfico é resultado de uma escrita fundamentalmente atravessada por temporalidades diversas, percebemos na artificialidade dessa escrita sua potencialidade para analisarmos os descontínuos da vida humana e suas relações no tempo/espaço. Deste modo, buscamos destacar importantes aspectos do diálogo entre história e biografia, evidenciando novos aportes teóricos e metodológicos que contribuem, ainda, para a revisitação de seu uso e de sua produção para o ensino de história.
Palavras-chave : História; Biografia; Ensino de história; Temporalidades.