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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

REZENDE, Edson Teixeira de; HORN, Geraldo Balduino  e  FERNANDES, Sueli de Fatima. Ensino de filosofia e bilinguismo: dilemas e desafios da recepção filosófica. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e77266.  Epub 06-Dez-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.77266.

É possível ensinar Filosofia para estudantes Surdos? Quais são as condições mínimas necessárias para que o estudante Surdo aprenda os conteúdos filosóficos propostos nos programas do Ensino Médio? Eis as questões centrais deste artigo, que busca analisar as possibilidades de ensinar Filosofia na perspectiva do bilinguismo e verificar como ocorre a recepção dos conteúdos filosóficos por parte dos estudantes Surdos no Ensino Médio. Para isso, analisam-se tanto a legislação (Lei nº 10.436/2002, Decreto nº 5.626/2005 e Lei nº 13.146/2015) relacionada à inclusão, cultura e identidade surdas quanto seus desdobramentos no espaço escolar, especificamente no processo didático-pedagógico utilizado nas aulas por professores de Filosofia da educação básica no estado do Paraná. Entre outras conclusões, o estudo aponta a necessidade de oferta de formação específica para os professores, tanto em relação ao campo teórico e metodológico quanto à educação bilíngue dos estudantes Surdos em todo o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave : Ensino de Filosofia; Cultura Surda; Recepção Filosófica; Educação Bilíngue.

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