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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
CORDEIRO, Albert Alan de Sousa e ARAUJO, Sônia Maria da Silva. Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e85819. Epub 06-Set-2023. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/1984-0411.85819.
Neste artigo analisamos as memórias profissionais de docentes da educação básica que em sua prática pedagógica relacionam conhecimento escolar e cultura popular no contexto da complexidade sociocultural da Amazônia brasileira. Além de exercerem o magistério, os sujeitos da pesquisa são produtores de cultura popular, engajados em manifestações artísticas de minorias sociais da região amazônica. Metodologicamente, as memórias narradas pelos/as professores/as foram apreendidas com base nas orientações da história oral e a análise se fundamenta no pensamento decolonial. A pesquisa concluiu que a escola é atravessada pelo fenômeno da colonialidade e, consequentemente, regida por uma epistemologia monocultural que marginaliza os conhecimentos produzidos pelas populações que foram vítimas do colonialismo. Entretanto, contraditoriamente, os protagonistas da pesquisa, com suas vivências no âmbito da cultura popular, colocam em questão os conhecimentos socializados nesta instituição e, mediatizados pelo diálogo com os saberes produzidos no território amazônico, ampliam os conceitos de arte e estética, denunciam práticas racistas e patriarcais e criticam a exploração do trabalho humano e da natureza no capitalismo.
Palavras-chave : Cultura Popular; Memória; Pedagogias Decoloniais; Amazônia.