Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
MARTINS, Helen Arantes; BROLO, Josiane e ZOIA, Alceu. O cotidiano escolar na história de Vilhena-RO durante o processo de colonização da Amazônia no século XX. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e85642. Epub 14-Nov-2023. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/1984-0411.85642.
Este trabalho discute sobre o cotidiano escolar da Escola Wilson Camargo, localizada na região Norte do Brasil, no município de Vilhena, Rondônia, tendo como delimitação temporal os anos de 1960 a 1980. Trata-se de uma pesquisa historiográfica cujo recorte temporal refere-se ao processo inicial de colonização na região amazônica, ocasionado pelas estratégias políticas no Brasil, durante a Ditadura Militar, no século XX. Para tal, foram analisadas fontes encontradas na Escola investigada, assim como foram entrevistados ex-alunos e professores. Propõe-se uma interpretação da história da educação e da cultura escolar produzida no cotidiano da escola com vistas a historicizar as práticas fabricadas pelos sujeitos que compunham o espaço escolar.
Palavras-chave : História da Educação; Cultura Escolar; Práticas Escolares; Colonização; Amazônia.