Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
ARAUJO, Sandra Regina Magalhães de. Educadores do campo: descobrindo os caminhos da formação inicial para os monitores das Escolas Famílias Agrícolas do Estado da Bahia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.131-144. ISSN 0104-7043.
A intenção deste texto é apresentar reflexões teóricas sobre formação de educadores do campo, a partir de uma experiência de formação inicial para os monitores/formadores das redes das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), do Estado da Bahia, por meio de convênio com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As discussões encontram-se no campo teórico e, deste modo, o texto está assim organizado: na introdução, problematiza questões contemporâneas sobre a educação do campo; posteriormente, discute aspectos referentes às políticas públicas de formação de educadores, entre estas, sobre a formação dos educadores do campo. Em seguida apresenta os pressupostos metodológicos que orientam o estudo. Posteriormente, descreve a justificativa e os objetivos dos cursos para os monitores/formadores das EFAs. Nas considerações finais, ressalta a relevância da pesquisa tomando como referência as estatísticas oficiais sobre este nível de ensino para os educadores que atuam nas escolas do campo, diferentemente dos da cidade
Palavras-chave : Formação de Educadores; Políticas Públicas; Escolas Famílias Agrícolas; Pedagogia da Alternância.