Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
COSTA, Lívia A. Fialho. Família, escola e religião. Que conflitos e negociações?. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.85-94. ISSN 0104-7043.
Este artigo apresenta resultados parciais do projeto “Conflitos, negociações e regulação: conversão religiosa na esfera conjugal”, em fase de análise de dados. O projeto, que conta com o apoio financeiro do CNPq, trata da questão da diversidade religiosa na família e na escola e privilegia uma bibliografia multidisciplinar, com forte abordagem socioantropológica. Por meio de entrevistas, de grupos focais e de histórias de família, realizadas em Salvador, com famílias de camadas populares e médias, caracterizadas pela presença de vários credos, buscamos uma compreensão dos conflitos e suas formas de regulação com base na análise de uma cadeia de significados que não pode ser interpretada senão pelo mapeamento do lugar que cada um ocupa dentro da rede familiar. A escola aparece como um dos espaços de tensão e as expectativas que a família nutre sobre o seu papel nos ajudam a entender a origem dos conflitos entre família e escola quando o tema é religião.
Palavras-chave : Religião; Escola; Família.