Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
HENNING, Paula Corrêa. De benevolências, vocações e fraternidades: discursos da seara da educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.105-113. ISSN 0104-7043.
Este artigo busca analisar algumas teses defendidas pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos. Trata de problematizar as relações com os modos de pensar a Educação tão marcada por uma das bandeiras da Revolução Francesa: a fraternidade. Selecionou-se essa figura da modernidade com base na crítica nietzscheana aos ideais da Revolução Francesa como emblemas dessa episteme. Assim, um dos achados da pesquisa refere-se ao traço marcado e delimitado da episteme moderna. Mesmo quando tais discursos pretendem a crítica dos fundamentos educacionais modernos, reencontram-se inscritos no solo positivo da episteme moderna, que longe de representar apenas um período histórico das Ciências, é um modo hegemônico de estabelecer relações com a Verdade e com a Moral.
Palavras-chave : Ciências Humanas; Educação; Episteme Moderna; Saber e Moral.