Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
SCHNEIDER, Sonia Maria. Relaçoes geracionais e práticas de numeramento na educação de jovens e adultos: inclusão e exclusão de jovens e adultos da escola. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.97-107. ISSN 0104-7043.
Este artigo discute o desconforto de jovens e de adultos no estabelecimento da escola como seu lugar. Os sujeitos da pesquisa são jovens entre 14 e 23 anos e adultos entre 24 e 65 anos de idade, estudantes do segundo segmento de Ensino Fundamental do Programa de Educação de Jovens e Adultos, numa escola municipal do Rio de Janeiro. Em nossa análise, contemplamos relações geracionais repercutindo nas tensões e as tensões que se estabelecem nas polarizações entre lugar de sucesso e lugar de fracasso, e lugar de jovem e lugar de adulto na escola de EJA, identificando as práticas escolares como espaços de inclusão e de exclusão de jovens e de adultos na Escola Básica.
Palavras-chave : Relações Geracionais; Educação de Pessoas Jovens e Adultas; Práticas Escolares; Inclusão e Exclusão.