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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
RODRIGUES, Andréa Gabriel Francelino e CARVALHO NETO, Eulália Raquel Gusmão de. Eu aprendo, tu aprendes, ele aprende: em busca de uma prática docente mais democrática na EJA. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.127-135. ISSN 0104-7043.
Neste artigo discutimos sobre o oficio docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partimos da análise qualitativa dos dados da pesquisa intitulada "Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET-RN a partir de 2005: o currículo e a gestão", do Núcleo de Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, do qual referenciamos neste estudo. Tomamos como fundamento teórico os princípios da pedagogia crítica, com destaque para a dialogicidade nas relações que se estabelecem entre educador e educando e para o entendimento de que a cultura é um elemento constitutivo das práticas educativas. Destacamos que o trabalho docente desenvolvido na EJA não prioriza a construção do conhecimento e da cultura dos sujeitos da aprendizagem uma vez que as orientações metodológicas desenvolvidas pelos professores inviabilizam a formação de um ser histórico, autônomo e valorizado em sua cultura. Ressaltamos a importância de uma prática docente que considere o trabalho como princípio educativo como uma das categorias fundamentais para o ensino dos conteúdos específicos das disciplinas escolares. Consideramos que se encontra ausente nos cursos de formação inicial e continuada de professores uma política que contemple as especificidades inerentes ao trabalho com a EJA, sendo urgentes ações que se voltem para essa perspectiva.
Palavras-chave : Formação Docente; EJA; Escola; Política Educacional.