SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39“Continuidade” e “descontinuidade”: o processo da construção do conhecimento científico na história da ciênciaO pensamento fecundo: elementos para uma racionalidade transmoderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SANTOS, Adailton Ferreira dos  e  OLIOSI, Elisa Cristina. A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.195-204. ISSN 0104-7043.

Este artigo propõe-se a reflexão do ensino de ciências da natureza, na perspectiva de uma abordagem contextual para melhor compreender a relação entre ciência e sociedade. Tal abordagem para o ensino de ciências tem sido recomendada pela UNESCO , pela legislação brasileira assim como por pesquisadores que defendem a necessidade de repensar o ensino na sociedade contemporânea, globalizada e tecnológica. Assim, almeja-se que o ensino das ciências da natureza possibilite a compreensão da atividade científica e, por sua vez, contribua para a superação das ideias distorcidas sobre as ciências. Com efeito, apontaremos trabalhos de estudiosos como Matthews, Gil-Pérez, Martins, Freire Jr. e do filósofo das ciências Gaston Bachelard, que defendem um ensino integrado entre a história da ciência e a filosofia da ciência para permitir que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e de suas implicações no contexto atual. Além disso, essa concepção de ensino contribui para entender a relação dos fatores históricos e sociais no processo de constituição das ciências da natureza de uma época específica.

Palavras-chave : Ensino de Ciências da Natureza; Abordagem Contextual; História da Ciência; Filosofia da Ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )