Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
SCHUCHTER, Lúcia Helena e BRUNO, Adriana Rocha. Investigando espaços escolares de letramentos: a biblioteca e o laboratório de informática. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.187-195. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42016.
Este artigo configura-se a partir de uma pesquisa, que buscou compreender como são utilizados a Biblioteca Escolar e o Laboratório de Informática, enquanto ambientes de produção de leitura, escrita e conhecimento. Buscou-se fundamentação teóricometodológica na pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, respaldada por Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin. O campo de pesquisa constituiu-se de duas escolas situadas na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A investigação desenvolveu-se por meio de: (a) entrevistas semiestruturadas com dois bibliotecários, uma professora responsável pelo laboratório de informática, três professores e duas coordenadoras pedagógicas; (b) análise documental; (c) observação; e (d) questionário. A pesquisa aponta a possibilidade de trabalhos integrados na biblioteca escolar, no laboratório de informática e na sala de aula, e mostra a necessidade da formação para o uso das tecnologias a toda comunidade escolar.
Palavras-chave : Biblioteca Escolar; Laboratório de Informática; Letramentos; Formação de Professores.