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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; NUNEZ, Joana Maria Leôncio e FERNANDEZ, Osvaldo Francisco Ribas Lobos. Diversidade na educação básica: políticas de sentido sobre a formação docente. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.101-112. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.008.
O texto apresenta algumas notas teórico-metodológicas sobre diversidade na Educação básica através da investigação acerca de práticas educativas desenvolvidas pelo Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID. Entendemos a diversidade como uma construção política, histórica e cultural das diferenças no espaço escolar que se materializa nos processos de vida-formação dos sujeitos envolvidos. Neste trabalho buscamos novos modos de produzir a docência no cotidiano escolar a partir da construção de dispositivos pedagógicos que tomam o tripé diversidade/diferença/direitos humanos como elemento fundador da ação docente. Para este estudo, utilizamos a pesquisa-formação, organizada a partir de três etapas: Pesquisa Exploratório-etnográfica, oficinas formativas e elaboração de memorial de Formação. Os resultados deste trabalho apontam para outras políticas de sentido construídas sobre/na formação docente a partir da (re) politização que a diversidade produz sobre as práticas educativas fundamentadas numa perspectiva intercultural a partir do encontro com a pedagogia das diferenças na escola.
Palavras-chave : Diversidade; Educação Básica; PIBID; Formação Docente.