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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

ARRUTI, José Maurício. Função de alteridade: o cangume, a professora, a escola e a universidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.21-33. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.2133.

Este texto investiga, por meio de uma pequena série de situações históricas e cenas etnográficas, a construção e a ressignificação da fronteira simbólica que marca a distância e a proximidade entre a comunidade quilombola do Cangume (Itaóca - SP) e a sociedade branca do seu entorno. Neste relato, que cobre desde a década de 1970 até o momento presente, ganha destaque o papel desempenhado por agentes, saberes e práticas escolares. Posto de observação, marcador da distância ou agência de aproximação, a escola serviu como espaço de reelaboração simbólica da fronteira cujos conteúdos e sentidos foram sendo alterados ao longo do tempo. Nosso objetivo é chamar atenção para a “função de alteridade” desempenhada por esta fronteira, iluminando com o caso do Cangume um dispositivo comum e mais geral que marca a relação entre outras comunidades quilombolas e as populações do seu entorno e, em especial, com a escola.

Palavras-chave : Racismo; Caridade; Política; Linguística; Africanismos.

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