Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
MARTINS, Luciana Conceição de Almeida; SILVA, Francisca de Paula Santos da e MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. MUSEU VIRTUAL QUILOMBO CABULA: EDUCAÇÃO DIALÓGICA PARA O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.52, pp.44-59. Epub 02-Jul-2019. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p44-59.
Desde 2010, o projeto Turismo de Base Comunitária (TBC) do Cabula e entorno tem realizado ações para desenvolver prática ecossociocidadã em herdeiros de arraiais e quilombos, como aquele destruído pela ação policial em 1807. O objetivo é apresentar a pesquisa aplicada sobre o Museu Virtual do Quilombo Cabula (MVQC), uma aplicação digital de caráter educacional comunitário que auxilia na formação de uma consciência ecossociocidadã, valorizando a autoestima e conscientizando sobre o rico passado e a herança cultural e ambiental do bairro. A comunidade participou dialogando sobre a pesquisa histórica com a universidade, tornando-se investigadora ativa e realizando ciclos de desenvolvimento próprios da abordagem metodológica Design-Based Research (DBR), adotada pela pesquisa para a construção de design cognitivo do Museu. O resultado do Museu mostrou-se adequado e integrado ao TBC, e se concluiu sobre sua utilidade para auxiliar a desenvolver uma prática ecossociocidadã, necessária ao TBC.
Palavras-chave : Turismo de base comunitária; Socioecocidadania; Educação popular; Museu virtual; História da Bahia.