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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
TEIXEIRA, Adriano Canabarro; FURINI, Caroline da Silva e CAIMI, Flávia Eloisa. A EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.53, pp.251-270. Epub 04-Jul-2019. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p251-270.
A programação de computadores é uma competência técnica com potencial para o desenvolvimento cognitivo humano. Nesse sentido, é fundamental que seja explorada sua aplicabilidade no contexto da educação infantil, tema raro na produção científica na área de Educação. Assim, o estudo objetivou identificar a relação entre o conceito de equilibração majorante de Piaget com as atividades de programação de computadores realizadas por crianças da educação infantil participantes do Projeto Berçário de Hackers. Os procedimentos metodológicos utilizados constituíram-se de pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação, envolvendo observação participante nas oficinas e videogravações. O trabalho de campo foi desenvolvido com 19 crianças de cinco e seis anos, sendo selecionados dois estudantes para uma análise mais detida. Os resultados apontam para a presença de indícios de equilibração majorante, manifestada em regulações ativas e automáticas.
Palavras-chave : Equilibração majorante; Programação de computadores; Berçário de hackers; ScratchJr.