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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
AMERICANO, Renata Queiroz de Moraes e SILVA, Anamaria Santana da. A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PARA TRABALHAR NAS ESCOLAS DO CAMPO: QUAL O PAPEL DOS CURSOS DE PEDAGOGIA?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.253-266. Epub 18-Out-2021. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p253-266.
Este artigo tem como foco a apresentação e análise dos dados de uma pesquisa a respeito da formação inicial de professores para trabalharem nas escolas do campo. O objetivo da referida pesquisa foi compreender como os cursos de pedagogia têm feito a formação inicial dos professores que irão trabalhar nas escolas do campo e nas escolas ribeirinhas. A pesquisa foi realizada nos sites das universidades públicas brasileiras, federais e estaduais. O levantamento de dados considerou a oferta de disciplinas nos cursos de pedagogia das universidades federais e estaduais relacionadas à Educação do Campo: quantidade de disciplinas, carga horária, nome e ementas das disciplinas. Em 263 cursos de pedagogia analisados foram encontradas 112 disciplinas relacionas à Educação do Campo. No entanto, percebeu-se que, geralmente, é ofertada apenas uma disciplina por curso, e com carga horária irrelevante. Além disso, as temáticas encontradas privilegiam as questões mais gerais em detrimento das questões relacionadas às práticas pedagógicas.
Palavras-chave : Educação do Campo; Formação de professores; Pedagogia.