Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino; RAITZ, Tânia Regina e GESSER, Verônica. JUVENTUDE EM FOCO: A DIVERSIDADE NO PERFIL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.266-285. Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p266-285.
O objetivo desta pesquisa é conhecer e analisar o perfil dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes. A presente pesquisa bibliográfica utiliza a metodologia de abordagem qualitativa. Para tanto, foi realizada busca detalhada da produção científica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de Periódicos da Capes, ademais se priorizou publicações sobre a educação profissional e juventude(s). Na coleta das informações dos trabalhos selecionados foram escolhidos 11 (onze) indicadores que contribuíram para compreender e analisar o perfil dos jovens estudantes dos cursos técnicos subsequentes como sujeitos socioculturais que transformam sua realidade social ao mesmo tempo em que são transformados. Os resultados mostraram que o perfil desses estudantes é constitutivo de múltiplos fatores decorrentes das condições de vida e das diferentes experiências vividas em seus contextos sociais e escolares, culminando na diversidade de características identitárias. As instituições de ensino precisam estar atentas a essa diversidade do perfil dos jovens e dos múltiplos fatores que ocorrem no interior e exterior da escola, pois só assim conseguirá ofertar um processo formativo com mais equidade.
Palavras-chave : perfil; curso técnico Subsequente; estudantes; diversidade; juventude.