SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71COMUNIDADE INVESTIGATIVA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

HOLLINS, Etta R.. A DOCÊNCIA COMO PRÁTICA PROFISSIONAL COM FUNDAMENTAÇÃO ACADÊMICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.21-38.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p21-38.

Na discussão aqui apresentada, defende-se que a docência seja desenvolvida enquanto profissão cujos participantes compartilham uma base de conhecimentos acadêmicos, práticas, procedimentos e protocolos, bem como um entendimento de como, e sob quais circunstâncias, aplicar abordagens específicas. Nessa linha, a docência é vista como uma prática interpretativa, que lança mão de conhecimentos acadêmicos para gerar uma prática construída sobre pesquisas elaboradas a partir da prática, a partir das quais desenvolvemse procedimentos e protocolos testados e validados. Tal conhecimento advindo da prática é produzido a partir de observação sistemática e documentação das respostas de discentes a experiências de aprendizagem e ao contexto social da mesma. A formação docente abrange tanto a base de conhecimentos para o ensino quanto uma outra base, de aprendizado da docência.

Palavras-chave : Docência; Formação de professores; Prática profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )