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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
TECHERA, Andrea Tejera; QUESTA-TORTEROLO, Mariela e BORGES, Claudia Cabrera. CONSTRUINDO COMUNIDADES COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO URUGUAI E NO CHILE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.59-73. Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p59-73.
O texto apresenta resultados do estudo “Redes e inclusão digital: incidências e caracterizações para a formação de comunidades que promovem a aprendizagem profunda em Centros Públicos de Formação de Professores no Uruguai e no Chile”. O objetivo foi compreender como as comunidades e a colaboração emergente são vistas como uma forma de aprendizagem profissional entre os professores em formação inicial, nos centros do Uruguai e do Chile. O desenho metodológico foi organizado em três fases: 1) identificação e caracterização do conjunto de centros de formação de professores nos dois países por meio de um questionário; 2) estudo de três casos selecionados em cada país por meio de entrevistas e grupos de discussão; 3) validação por especialistas e troca de experiências entre os participantes. Os resultados mostram que existem diferentes graus de aproximação na formação de comunidades, ao mesmo tempo em que evidenciam sua relevância como promotoras da aprendizagem profissional dos professores.
Palavras-chave : professores do ensino superior; cultura didático-pedagógica; formação de professores.