SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71NEEDS OF TEACHER TRAINERS REGARDING THE INCLUSION OF DIGITAL TECHNOLOGIESAPRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM PESQUISAS ORIGINÁRIAS DE PUBLICAÇÕES DE PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

CARVALHO, Brenda Karla Reis de  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. APRENDIZAGENS DE TUTORAS SOBRE OS PROCESSOS DE ASSESSORAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE MENTORAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.92-104.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p92-104.

O escopo deste estudo foi analisar os conhecimentos construídos sobre o acompanhamento e o desenvolvimento profissional de mentores, na perspectiva de tutoras de umPrograma Híbrido de Mentoria (PHM). A pesquisa desenvolvida é do tipo exploratória de abordagem qualitativa. Os dados analisados são provenientes de narrativas de três tutoras/TT3 que atuaram como formadoras de mentores no PHM. O processo analítico foi inspirado nas técnicas da análise de conteúdo. O estudo das narrativas escritas revelou alguns elementos constitutivos da base de conhecimentos para tutoria: a escrita de feedbacks formativos e reflexivos; desenvolvimento de uma escuta sensível e empática; conhecimento acerca das demandas formativas das mentoras; reflexões sobre como ajudar as mentoras a construir autonomia; conhecimento sobre a importância da reflexão e acerca de como promover processos reflexivos; bem como sobre o poder da escrita de narrativas na formação/investigação de/com professores.

Palavras-chave : formador de docentes; aprendizagem profissional; base de conhecimento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )