SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES FORMADORES: EM RAZÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA NA UNIPÚNGUÈ/MANICA EM MOÇAMBIQUEAPRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

CIRIACO, Klinger. ITINERÁRIOS DE PESQUISAS COM PROFESSORES INICIANTES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.200-218.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p200-218.

Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis da educação. O objetivo aqui é desvelar condicionantes e racionalidades emergentes das dificuldades para o ingresso na carreira e permanência na docência. Os trabalhos analisados foram desenvolvidos a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/CNPq) vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, bem como problemas e perspectivas do professor iniciante. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que adotamos questionários, narrativas escritas e a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para “sobreviver” ao início de sua atividade.

Palavras-chave : formação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )