SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL(RE)VENDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS E O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

PEREIRA, Amarildo Gomes  e  ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS EXPERIENTES: ENTRAVES E INVESTIMENTOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.237-254.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p237-254.

Este trabalho, recorte de uma pesquisa de doutorado, norteada na abordagem qualitativa, focaliza o desenvolvimento profissional de professoras experientes inseridas em um processo formativo viabilizado pela Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência (ReAD), no segundo semestre de 2017 e em ambos os semestres de 2018. Para a escrita deste Educação e aprendizagem da docência, analisamos as narrativas produzidas no decorrer da formação ofertada no período citado. Os resultados evidenciam que as participantes se deparam com grandes desafios para desenvolver o trabalho docente e investirem em seu desenvolvimento profissional. Não obstante as condições de trabalho desfavoráveis, elas encontram tempo e disposição para manter-se em processo de formação por meio de estudos individuais, participação em cursos e realização de segunda graduação, especialização e pós-graduação. Diante desses fatos, compreendemos que os programas de formação precisam levar em conta as necessidades formativas da docência em diferentes fases da carreira e as implicações que o trabalho tem na vida pessoal/familiar dos professores, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos, e no auxílio na superação dos entraves para investirem no próprio desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : Desenvolvimento docente; Condições de trabalho docente; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )