SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71(RE)VENDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS E O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAISDA INSERÇÃO PROFISSIONAL À PERSEVERANÇA DOCENTE: TRAJETÓRIAS DE DOCENTES DO DISTRITO FEDERAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; GURGEL, Iure Coutre  e  MENDONCA, Luciana de Oliveira Souza. QUAIS OS DESAFIOS DO INÍCIO NA DOCÊNCIA? ESTUDO COM PROFESSORES DO CEARÁ. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.274-286.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p274-286.

Este Educação e aprendizagem da docência versa sobre os desafios docentes de professores iniciantes cearenses. O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios dos primeiros anos de atuação como professores no contexto do Ceará. O aporte teórico foi norteado pelos referenciais de: Cruz, Farias e Hobold (2020), Garcia (2010) e André (2018). Com relação aos aspectos metodológicos, recorremos à pesquisaformação, na perspectiva de Delory-Momberger (2008). Os resultados apontam que os professores iniciantes vivem inúmeros desafios nos seus primeiros anos de docência, o que torna esse momento difícil, mas também permeado de intensas aprendizagens, sendo este um processo dinâmico, subjetivo e complexo. Esperamos com este estudo potencializar as discussões na área de formação e atuação de professores.

Palavras-chave : Desafios da docência; professores iniciantes; Ceará.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )