SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71QUAIS OS DESAFIOS DO INÍCIO NA DOCÊNCIA? ESTUDO COM PROFESSORES DO CEARÁAPRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR INDÍGENA INTERCULTURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

DAMASCO, Denise Gisele Britto  e  PASSOS, Laurizete Ferragut. DA INSERÇÃO PROFISSIONAL À PERSEVERANÇA DOCENTE: TRAJETÓRIAS DE DOCENTES DO DISTRITO FEDERAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.287-307.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p287-307.

O presente Educação e aprendizagem da docência discute a trajetória profissional de docentes do Distrito Federal em um estudo longitudinal, visando compreender suas aprendizagens docentes e profissionais. Há dois contextos de pesquisa, sendo o primeiro realizado entre 2010 e 2014 (pesquisa doutoral) e o segundo cerca de dez anos depois (pesquisa de pós-doutoramento). A inserção profissional e a perseverança na carreira docente constituem o quadro teórico, destacando a contribuição da pesquisadora Joséphine Mukamurera e de pesquisadores francófonos sobre essa temática, aproximando o Método Documentário ao método Análise de Prosa na compreensão de trajetórias de profissionais do DF. A análise e a interpretação evidenciam a falta de um modelo de inserção profissional, sugerindo que a perseverança não depende apenas do sentimento de êxito no início da carreira ou da formação continuada que se realiza ao longo da carreira: inúmeros fatores complexificam a profissão docente, dentre os quais as condições de trabalho e outras circunstâncias subjetivas inerentes a ela.

Palavras-chave : Inserção Profissional; Desenvolvimento Profissional; Perseverança na Docência; Estudo Longitudinal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )