SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71DA INSERÇÃO PROFISSIONAL À PERSEVERANÇA DOCENTE: TRAJETÓRIAS DE DOCENTES DO DISTRITO FEDERALNARRATIVAS DE FUTURAS PROFESSORAS INDÍGENAS KAINGANG: CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS EM SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

AZINARI, Amanda Pereira da Silva  e  MONTEIRO, Filomena Maria Arruda. APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR INDÍGENA INTERCULTURAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.308-323.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p308-323.

O texto tem como objetivo suscitar reflexões sobre a aprendizagem da docência no contexto do Ensino Superior indígena, intercultural e diferenciado em Mato Grosso. Está fundamentado no método da Pesquisa Narrativa (CLANDINNIN; CONNELLY, 2015) com ancoragem na pesquisa (auto) biográfica, articulando os movimentos próprios da pesquisa, como registros no diário de bordo, notas de campo que emergiram durante as observações das ações docentes e a aproximação com os/as participantes da pesquisa para as entrevistas narrativas. Apresenta resultados parciais da investigação em processo de construção no Doutorado em educação e sua correlação com as experiências docentes da primeira autora no curso de Pedagogia Intercultural no âmbito do exercício profissional e dos movimentos de pesquisa. A pesquisa tem apontado que as aprendizagens e os saberes da docência são fenômenos complexos e multifacetados em que o contexto em estudo é marcado pelas diferenças culturais e pela pluralidade étnica, contexto este que confronta-se com elementos colonialistas ainda presentes nas universidades, desafiando docentes, gestores e estudantes a ressignificarem outros modos de ser e fazer a docência.

Palavras-chave : Saberes docentes; Pedagogia Universitária; Pesquisa Narrativa; Professores indígenas; Decolonialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )