SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72O QUADRO “PRESO” E A PROIBIÇÃO DA LINGUAGEM NEUTRA: OFENSIVA ANTIIGUALITÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

FRANCO, Maria Teresa Bejarano  e  MARTIN, Irene Martínez. CULTURA INCLUSIVA PARA EDUCANDO EM SEXALIDADE E IGUALDADE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.17-30.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p17-30.

A nova Lei de Educação Espanhola propõe um modelo de escola baseado no Desenho Universal para a Aprendizagem para fomentar a cultura inclusiva. Este Corpos, gêneros e sexualidades tem como objetivo revisar o modelo sob a perspectiva do(s) gênero(s) para verificar se ele considera identidades genéricas de sexo e/ou corporais. Seguiu-se um método de análise crítico-interpretativa. Conclui-se que, embora tenham sido feitos progressos no reconhecimento das diversidades, estes não são acompanhados por uma melhor formação inicial dos professores. Três experiências de formação de professores são propostas na chave da inclusão e dos feminismos para avançar na formação em identidades e corporalidades diversas como complemento ao modelo proposto pelas novas normas. As conclusões expõem os processos de mudança epistêmica e aplicada necessários para viabilizar avanços a partir do modelo tomando como referência o referencial das pedagogias feministas que apostam na educação integral em sexualidade.

Palavras-chave : modelo; sexualidade; pedagogia feminista; formação de professores..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )