SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72INTERGERACIONALIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE: (RE)EXISTÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOREM DEFESA DA “EDUCAÇÃO SEXUAL”: SENTIDOS PRODUZIDOS EM VÍDEOS DO YOUTUBER FELIPE NETO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

NASCIMENTO, Clarice Antunes do; VARGAS, Juliana Ribeiro  e  BEZERRA, Kay Duarte. GÊNERO E SEXUALIDADE DE JOVENS COM TEA: UMA BREVE ANÁLISE A PARTIR DO PODCAST INTROVERTENDO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.301-319.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p301-319.

Buscamos analisar, neste texto, narrativas de jovens autistas sobre as dimensões do gênero e da sexualidade na exibição do podcast Introvertendo. De modo mais específico, interessa-nos problematizar experiências afetivas e sexuais vivenciadas pelos jovens produtores do referido podcast. Para tanto, em uma abordagem pós-estruturalista, apoiamos a análise nos campos teóricos dos Estudos Culturais em Educação, nos Estudos de Gênero e Sexualidade e Estudos sobre Juventudes. Como metodologia, utilizamos a netnografia, analisando os episódios que tinham como tema central relacionamentos e experiências afetivas sexuais dos produtores do podcast, os quais identificam-se como sujeitos com TEA (transtorno do espectro autista). Como resultados, destacamos que, apesar da invisibilidade do tema, o podcast em questão atua como uma pedagogia cultural, (re)educando jovens autistas em inúmeras dimensões e, entre essas, o gênero e a sexualidade, fazem-se presentes.

Palavras-chave : Estudos Culturais; Gênero; Juventude; Autismo; Introvertendo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )