SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72MEMÓRIA, EXPERIÊNCIA, DISCURSOS E IDENTIDADES NA CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS GAYSA PERSPECTIVA DECOLONIAL DO CORPO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRRJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

AGUIAR, José Vicente de Souza; OLIVEIRA, Kelly Almeida de  e  MADURO, Rossini Pereira. A EDUCAÇÃO E AS CORPOREIDADES: AS RESISTÊNCIAS NAS EXISTÊNCIAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.351-369.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369.

A pesquisa foca a ideia de corpo-corporeidades negras, indígenas e de diferentes orientações sexuais e suas resistências-existências na trajetória de formação acadêmica. Analisa posicionamentos políticos e religiosos com relação à política de inclusão das diversidades no ensino escolar, ao mesmo tempo em que busca conhecer os entendimentos de docentes em formação na graduação sobre essa temática. A análise foi realizada à luz da filosofia da diferença, que considera as existências em suas formas de sentir, pensar, existir e ser no mundo, que não se modulam, tampouco se enquadram em modelos existentes e hegemônicos. Treze respostas não demonstraram compreensões sobre corporeidades; doze, afirmaram que o racismo, o preconceito, a violência são determinações da sociedade e nove reconhecem e os entendem como criações que podem ser transformadas. Os dados indicam a necessidade de investimentos na formação docente de maneira que esta possa expandir suas compreensões sobre essas temáticas diretamente ligadas aos direitos de existir.

Palavras-chave : Corpo; Corporeidades; Filosofia da Diferença; Formação Docente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )