SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72A EDUCAÇÃO E AS CORPOREIDADES: AS RESISTÊNCIAS NAS EXISTÊNCIASO QUE PODEM AS EDUCAÇÕES MENORES EM HIV/AIDS? CAMINHOS POSSÍVEIS À EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

BAHIA, Bruno Cardoso De Menezes  e  DIAS, Elionai Ribeiro Almeida. A PERSPECTIVA DECOLONIAL DO CORPO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRRJ. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.371-390.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p371-390.

Os padrões eurocêntricos tornaram-se pilares da Educação Física Escolar disseminando seus ideais e preceitos. Por isto, esta pesquisa objetiva analisar a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ para compreender os possíveis diálogos que se pode estabelecer com a cultura local por meio de uma perspectiva decolonial. O estudo, de caráter qualitativo, se caracteriza por análise documental, de ordem descritiva. Quando se analisa as ementas do curso, nota-se uma forte presença da licenciatura plena (bacharelado e licenciatura). O currículo, atenua o caráter esportivista herdado do período da ditadura e hoje assume um viés da saúde biológica, atendendo a interesses do corpo docente e a pressão midiática pela formação de profissionais para o campo do fitness. O curso dialoga sobre questões fulcrais ao ensino da Educação Física Escolar, entretanto, pouco dialoga com a realidade local.

Palavras-chave : Corpo; Licenciatura em Educação Física; Pedagogia Decolonial; Matriz curricular; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )