SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DO INDIVÍDUO AO/À GRUPO/REDE INTERNACIONAL APONTAMENTOS SOBRE ORIGENS E PERSPECTIVASPRÁTICAS LOCAIS DE INTERNACIONALIZAçÃO: GESTÃO FINANCEIRA E SOCIOPOLÍTICA DO PROGRAMA CAPES-PRINT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

PRATA-LINHARES, Martha Maria; BOTELHO, Daniele Campos  e  TRISTAO, Isadora Maria Oliveira. NEM LÁ NEM CÁ: NA ENCRUZILHADA DAS INTERNACIONALIZAçÕES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.108-123.  Epub 01-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p108-123.

Este Internacionalização da Educação aborda as políticas de internacionalização na formação docente no Brasil, examinando programas de cooperação internacional. Ele debate perspectivas adotadas na internacionalização da educação no contexto brasileiro, destacando a necessidade de equilibrar abordagens econômicas e socioculturais. Com isso, questiona a influência de organismos internacionais, como o Banco Mundial, e aponta a falta de editais de internacionalização com países sul-americanos, em contraste com as iniciativas regionais do Mercosul. Nas considerações finais são oferecidas sugestões para futuros debates, enfatizando a importância de fortalecer tanto as relações entre países sul-sul quanto as relações norte-sul, e destacando a formação para a cidadania global e o respeito à diversidade e ao multiculturalismo.

Palavras-chave : Formação de professores; Política da educação; Integração educativa internacional; Internacionalização da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )