SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73NEM LÁ NEM CÁ: NA ENCRUZILHADA DAS INTERNACIONALIZAçÕESPERSPECTIVAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

ALVES, Daniela Alves de  e  MOURAO, Victor Luiz Alves. PRÁTICAS LOCAIS DE INTERNACIONALIZAçÃO: GESTÃO FINANCEIRA E SOCIOPOLÍTICA DO PROGRAMA CAPES-PRINT. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.124-136.  Epub 01-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p124-136.

O presente trabalho visa apresentar, a partir de uma perspectiva crítica, uma análise sobre o Programa Capes-PrInt, política que busca promover a institucionalização da internacionalização em universidades brasileiras. Para tal utilizamos metodologia qualitativa, que envolve análise documental e a realização de entrevistas com membros do comitê gestor de quatro universidades brasileiras partícipes do programa. Como resultado indicamos que a internacionalização se mostra como atributo altamente legítimo de avaliação da qualidade da produção acadêmica, funcionando como ponto central de definição referente a alocação de recursos científicos. O Programa Capes-PrInt vem promovendo uma dinâmica institucional que envolve a descentralização da gestão de recursos científicos aliada a sua concentração em universidades, programas e grupos de pesquisa estabelecidos, promovendo sua consolidação em detrimento de grupos com perfis menos internacionalizados ou com vinculações regionais e locais.

Palavras-chave : Internacionalização dos Conhecimentos; Políticas Públicas; Ciência e Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )