SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73BRASIL E ITÁLIA: ANÁLISE DOS CONTRIBUTOS DA EDUCAçÃO FÍSICA PARA A FORMAçÃO DO PROFESSOR PARA ATUAR NA EDUCAçÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEDUCAçÃO INTERNACIONAL NA ARGENTINA: PARA QUÊ, QUEM E POR QUÊ? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

THIESEN, Juares da Silva. INTERNACIONALIZAçÃO DOS CURRÍCULOS NA EDUCAçÃO BÁSICA: REPERCUSSÕES NAS REFORMAS EM CURSO NO BRASIL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.187-203.  Epub 01-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p187-203.

O principal objetivo no trabalho é discutir repercussões dos discursos formulados por organizações, redes e agências internacionais que se colocam em defesa da internacionalização da educação e dos currículos na produção de políticas curriculares no Brasil em geral, e particularmente, nas reformas curriculares que envolvem o ensino médio. Com este propósito, são destacados elementos conceituais e ideários da internacionalização, colocados, em geral, como motivação para reformas. Na sequência, mostra-se como, no trânsito global-local, operam os sistemas de difusão dos discursos/textos em defesa da internacionalização. Finalmente, como demonstração desse alinhamento, destacam-se marcações contidas nos textos de reformas que envolvem o ensino médio no Brasil. Conclusivamente, afirma-se que a internacionalização como um conceito/fetiche segue seduzindo formuladores de políticas e que, já tendo conquistado territórios da educação superior, se lança para ocupar também os da educação básica.

Palavras-chave : Internacionalização; Currículo; Ensino Médio; Reformas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )