SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73INTERNACIONALIZAçÃO DOS CURRÍCULOS NA EDUCAçÃO BÁSICA: REPERCUSSÕES NAS REFORMAS EM CURSO NO BRASILINTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: CONTEÚDOS PARA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA NO BRASIL E EM PORTUGAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

MAYER, Liliana. EDUCAçÃO INTERNACIONAL NA ARGENTINA: PARA QUÊ, QUEM E POR QUÊ?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.204-223.  Epub 01-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p204-223.

Este Internacionalização da Educação analisa a internacionalização da educação na Argentina no nível secundário. Para isso, utiliza uma pesquisa qualitativa iniciada em 2018, na qual foram entrevistados agentes educacionais - autoridades e professores - de escolas que a) pertencem à rede International Baccalaureate, que por meio de seu Programa de Diploma credencia diplomas internacionalmente, e b) escolas binacionais, ou seja, instituições que, além de serem argentinas e cumprirem as regulamentações locais, pertencem a um segundo Estado-nação. O objetivo deste Internacionalização da Educação é investigar as razões pelas quais as escolas aderem a estas redes. Partimos da hipótese de que as escolas que adotam programas relacionados com a educação internacional o fazem para se validarem - e revalidarem - dentro dos seus circuitos, como escolas “boas” e “exigentes”, ao mesmo tempo que se separam das escolas conhecidas como escolas “para ricos”. Esta distinção permite delimitar fronteiras morais e simbólicas não fora dos seus próprios espectros. A participação nestes programas - que se transformam em circuitos - implica a pertença a um espaço social global que confere competências ou aptidões valorizadas por estes circuitos e por aqueles que ficam de fora.

Palavras-chave : Ensino privado; escola secundaria; elite; internacionalização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )