SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: CONTEÚDOS PARA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA NO BRASIL E EM PORTUGALAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE “INTERNACIONALIZAÇÃO” NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PROXIMIDADE DO OBJETO E CONSTRUÇÃO SOCIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

QUIROZ-SCHULZ, Leslie  e  FARE, Mónica de la. O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE UMA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: FATORES E ATORES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.244-263.  Epub 01-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p244-263.

Este Internacionalização da Educação aborda a questão do planejamento de uma Mobilidade Acadêmica Internacional (MAI), considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino.

Palavras-chave : Educação Superior; Doutorado; Mobilidade; Internacionalização; México.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )