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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478
Resumo
CARVALHO, José António Brandão e BARBEIRO, Luís Filipe. Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.609-792. ISSN 1413-2478.
A escrita pode ser perspectivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspectivada como promotora da elaboração do conhecimento.
Palavras-chave : Escrita; Ferramenta de Aprendizagem; Reprodução/ Construção de Conhecimento.