Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
FREITAS, Itamar. Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915). Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e230056. Epub 26-Jul-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019230056.
Este artigo discute e narra a transposição de um método histórico ideal típico dos departamentos de história e educação, colleges e escolas normais para os impressos destinados à formação inicial e continuada de professores de história nos Estados Unidos da América, entre 1870 e 1916. Por meio do exame linguístico de relatórios da União e de manuais de metodologia de ensino de história, demonstramos que os historiadores por formação ampliaram sua atuação sobre os filósofos, sociólogos, politólogos, economistas e educadores com a indicação de que a heurística, análise e síntese deveriam nortear a didática da história, pensada e praticada nos Estados Unidos da América já na última década do século XIX.
Palavras-chave : método histórico; didática da história; Estados Unidos da América.