Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
MARTINEZ-GOMEZ, Nicolás. Desafios e aprendizados da sistematização de experiências de educação popular. O caso da Pré-Universidadade Popular do Tunjuelo em Bogotá. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240064. Epub 26-Nov-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240064.
O presente artigo é produto da investigação realizada sobre a sistematização da experiência da Pré-Universidade Popular do Tunjuelo nos anos 2016 e 2017. Primeiramente, faz-se uma caracterização em torno da sistematização de experiências como modalidade investigativa e da metacognição, para logo aprofundar no exercício metacognitivo que tem como objetos de reflexão os resultados da pesquisa e do mesmo processo investigativo a fim de poder apontar alguns desafios e os aprendizados deste tipo de pesquisas.
Palavras-chave : sistematização; educação popular; metacognição; pesquisa; organizações sociais.