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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
CASSANI, Juliana Martins; FERREIRA NETO, Amarílio; CARVALHO, Lucas Oliveira Rodrigues de e SANTOS, Wagner dos. Fundamentos para educação física: a circulação da biologia e da psicologia na imprensa periódica de ensino e de técnicas (1932-1960). Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240060. Epub 26-Nov-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240060.
Analisa as práticas de apropriação dos articulistas às teorias da biologia e da psicologia em circulação na imprensa periódica de ensino e de técnicas (1932-1960). Possui como fonte a Revista de Educação Física e a Revista Educação Physica e utiliza como pressupostos teórico-metodológicos os conceitos de análise pela materialidade e práticas de apropriação. Os artigos desses periódicos ofereciam as bases para o processo de escolarização da educação física, constituindo-a como moderna, racional e científica. A publicação desse rol de saberes buscava formar uma nova concepção de professor, mostrando-lhe a necessidade de conhecer as características dos alunos, para que os exercícios fossem adequadamente dosados. Essas teorias foram apropriadas e materializadas em dispositivos de leitura, com a finalidade de orientar o docente em relação ao ensino da disciplina. A pesquisa sinaliza que o diálogo com a biologia e a psicologia implica a produção de uma teoria prática para a educação física.
Palavras-chave : educação física; bases teóricas; imprensa periódica.