Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
SALLAN, Joaquín Gairín; MORENO, José Luís Muñoz; GARCIA, Patricia Silva e SUAREZ, Cecilia Inés. Aprendizagem informal de professores: relação com o desenvolvimento profissional e organizacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250046. Epub 09-Jul-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250046.
O artigo analisa a aprendizagem informal dos professores e a sua relação com o seu desenvolvimento profissional e organizacional. A revisão da literatura evidencia as implicações da aprendizagem informal para as organizações em geral e para as escolas em particular. Destaca-se a importância da prática reflexiva dos professores, das suas atitudes positivas face à mudança e do trabalho colaborativo. A promoção da aprendizagem informal apoia-se em fatores individuais, grupais e organizacionais que são base para uma proposta pedagógica de fomento da aprendizagem informal nas escolas. Como conclusão, apontam-se as possibilidades e as limitações da aprendizagem informal para as organizações que procuram considerá-la como um fator para a melhoria profissional e organizacional.
Palavras-chave : aprendizagem informal; corpo docente; desenvolvimento organizacional; desenvolvimento profissional.