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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
BARROS, Surya Aaronovich Pombo de e BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha. Não brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250042. Epub 15-Out-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250042.
Trata-se de pesquisa sobre a docência no Brasil em perspectiva histórica. Com base em raça, classe, gênero e território, analisam-se trajetórias docentes no Brasil entre metade do século XIX e início do século XX. Utilizam-se documentos oficiais, jornais e fotografias como fontes primárias. Os aportes teóricos da história social e da história social da educação embasam a análise. Conclui-se sobre a urgência de incluir as categorias analíticas abordadas em trabalhos sobre a docência, privilegiando não brancos(as) e periféricos(as), que compuseram importante parte de professores(as) brasileiros(as).
Palavras-chave : docência; não brancos(as); periféricos(as); história da educação.